Conselho dos Direitos da Mulher realiza o primeiro encontro de 2025






A primeira reunião do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM-DF) para o mandato 2023-2025 ocorreu na tarde desta segunda-feira (27), no anexo do PalÔcio Buriti. Com a presença da secretÔria da Mulher e presidente do CDM-DF, Giselle Ferreira, e 27 representantes de órgãos ou movimentos sociais, a principal pauta da tarde foi a apresentação do Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio às participantes, além da divulgação dos eventos, das ações previstas para o Carnaval e do aniversÔrio do Conselho, em março.


A principal pauta da tarde foi a apresentação do Observatório de Violência Contra a Mulher e Feminicídio às participantes | Foto: Vinicius de Melo/SMDF


Outro ponto de destaque foi a apresentação do Projeto Mulheres Caliandras, uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Associação Transforma Vidas, para 440 mulheres rurais de Samambaia, Gama e BrazlĆ¢ndia. Com duração de nove meses, o curso aborda temas fundamentais para a valorização das mulheres no campo. Para a secretĆ”ria da Mulher, Giselle Ferreira, a promoção e o empoderamento das mulheres sĆ£o aƧƵes fundamentais para uma sociedade igualitĆ”ria. “Por meio do Conselho dos Direitos da Mulher, discutimos e avanƧamos nas polĆ­ticas pĆŗblicas de combate Ć  violĆŖncia de gĆŖnero, como os projetos educacionais desenvolvidos para todo o pĆŗblico feminino do DF”, destaca.



Utilizado como fonte de dados e integração de informaƧƵes relevantes Ć  pauta da mulher no DF, o Observatório de ViolĆŖncia Contra a Mulher e FeminicĆ­dio Ć© coordenado pela Secretaria da Mulher (SMDF) e composto por um comitĆŖ gestor integrado por sete órgĆ£os, como o Instituto de Pesquisa e EstatĆ­stica do Distrito Federal (IPEDF); secretarias de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento EconĆ“mico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), da SaĆŗde (SESDF),  de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), e de SeguranƧa PĆŗblica (SSP-DF) e a Casa Civil.


Ao longo da apresentação, a secretĆ”ria-executiva  da Mulher, LetĆ­cia AraĆŗjo, destacou a importĆ¢ncia do portal como uma ferramenta de transparĆŖncia na tomada de decisƵes. “Por meio dos dados recebidos, geramos as informaƧƵes para que o agente pĆŗblico possa ter “insights” e tomar decisƵes para que futuras aƧƵes governamentais gerem valor Ć  sociedade”.


Um dos principais objetivos do portal Ć© contribuir para a promoção da igualdade de gĆŖnero e dos direitos das mulheres, destaca Giselle Ferreira. “Estamos fortalecendo nossa capacidade de coletar, analisar e divulgar dados sobre a violĆŖncia domĆ©stica, o que nos permitirĆ” desenvolver polĆ­ticas pĆŗblicas eficazes para proteger e empoderar as mulheres do Distrito Federal”, disse.


*Com informaƧƵes da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/conselho-dos-direitos-da-mulher-realiza-o-primeiro-encontro-de-2025/?fsp_sid=84162

Nenhum comentƔrio